Acções de Promoção da Leitura/ Itinerâncias

O programa Acções de Promoção da Leitura/ Itinerâncias, uma série de projectos de promoção da leitura apresentados à DGLB ou encomendados a especialistas em leitura, é realizado anualmente em parceria com as Autarquias do país, através das respectivas Bibliotecas Municipais.

O programa Leitura sem Fronteiras resulta de uma parceria entre a DGLB e a Direcção-Geral dos Serviços Prisionais, pretendendo alargar a leitura a espaços não convencionais. No âmbito deste acordo, estabelecido em 1998, são desenvolvidas anualmente várias iniciativas: oferta de livros para as bibliotecas dos Estabelecimentos Prisionais; acções de sensibilização ao livro e à leitura; acções continuadas de contacto com textos e com os seus autores (sessões semanais ou quinzenais por períodos de três ou quatro meses); concursos de leitura e escrita.

A promoção da Leitura em Hospitais é organizada em parceria com a Fundação do Gil, através da realização de sessões de leitura de contos (“A hora do conto”) em cerca de 30 hospitais com secção pediátrica e prisões femininas com creche. Assistem à Hora do Conto cerca de 7.500 crianças por ano e 3.000 pais.