BIBLIOTECAS PÚBLICAS (Part 2)

Desde o início, o Programa baseou-se na criação de parcerias entre a Administração Central e Local, que têm vindo a possibilitar a instalação e a modernização das bibliotecas públicas. Propriedade dos municípios, cada biblioteca integra secções diferenciadas para adultos e crianças e também espaços polivalentes para actividades de animação, colóquios, exposições, etc. No que respeita às colecções, para além de livros, jornais e revistas, as bibliotecas reúnem documentos áudio, vídeo e multimédia, de modo a acompanhar as correntes actuais da literatura, da ciência, das artes, etc. Disponibilizam ainda serviços baseados nas tecnologias de informação e comunicação, sendo o mais generalizado o de acesso à Internet.

Desde o início, a adesão das Câmaras Municipais ao Programa foi elevada, sendo que, volvidos 25 anos da sua  existência, são 261 os Municípios apoiados – quer no Continente, quer nas Regiões Autónomas – estando 194 Bibliotecas inauguradas.

Desde 2004, e na sequência de uma candidatura ao Programa Operacional para a Sociedade do Conhecimento, a DGLB tem vindo a estender a sua área de actuação à disponibilização de recursos, conteúdos e serviços para as bibliotecas da RNBP e para o público em geral.

No âmbito do apoio obtido foi criado o Portal da Rede de Conhecimento das Bibliotecas Públicas onde, em colaboração com as bibliotecas, se disponibilizam conteúdos e serviços diversificados. De entre estes, podemos destacar o catálogo dos fundos locais das bibliotecas e um repositório de registos bibliográficos, com funcionalidades de importação de registos para utilizadores validados.