HISTÓRIA DO LIVRO E DA IMPRENSA

No nosso país, a história do livro e da imprensa encontra-se em grande medida ainda por fazer. Na Internet, apenas o Museu Virtual da Imprensa, um projecto da AMI – Associação Museu da Imprensa do  Porto, oferece informação online. O sítio Tipografia, do especialista português Paulo Heitlinger (professor na Universidade do Algarve), disponibiliza, entre muita outra informação de natureza técnica e teórica, algumas notas sobre a história da tipografia e a história do livro. Uma bibliografia da História do livro em Portugal (séculos XV-XIX), coordenada por Diogo Ramada Curto e editada pela Biblioteca Nacional, encontra-se parcialmente disponível em Books Google.

Sob a forma de tabelas cronológicas (timelines) georeferenciadas, propomos a consulta da História do livro e da imprensa construída por Paul Dijstelberge com a ferramenta digital Dipity. Concebidas para um ambiente multimédia online, estas novas tabelas integram vídeos, fotografias, textos, linksposts em blogues, actualizações em redes sociais, etc. e podem ser desenvolvidas de forma individual ou colaborativa, segundo o conceito de lifestreaming que pretende agrupar todo o fluxo de conteúdo produzido ou sobre um tema ou por uma pessoa.

No Reino Unido, a University of Birmingham disponibiliza a excelente base de dados The Bitish Book Trade index que reúne os nomes e uma breve biografia de todos quantos trabalharam no mercado do livro até 1851. A Biblioteca Nacional da Escócia mantém em separado o Scottish Book Trade Index (SBTI). A Biblioteca Nacional da Holanda, por seu turno, disponibiliza uma International bibliography of the History of the printed book and libraries. Em França, o Instituto de História do Livro de Lyon gere a Histoire du livre sur le Web, uma base de dados de sítios úteis sobre História do Livro, da Escrita e das Técnicas Gráfica, e o Catalogue de ventes de livres anciens sobre venda de livro antigo. Estes e outros projectos de diferentes países, parcialmente sistematizados, podem ser consultados no sítio Historia del Libro: enlances, links.

No Youtube encontram-se várias dezenas de pequenos vídeos sobre História da escritade Guttenberg,  da imprensado livrodo papel, entre outros, alguns dos quais bastante originais e educativos.