PROMOÇÃO DA LEITURA (Part 2)

O sítio alemão Reading worldwide pretende divulgar acções, campanhas e projectos levados a cabo em diferentes países do mundo com o objectivo de motivar as pessoas a ler. Este sítio é da responsabilidade do Federal Ministry of Education and Research (BMBF), da  Reading Foundation (Stiftung Lesen) e do German Institute for International Educational Research (DIPF) alemães e conta com o apoio Goethe Institutes de todo o mundo.

De entre os diversos agentes mediadores de leitura que se têm vindo a profissionalizar no nosso país, destacamos:

O colectivo Andante e o seu blogue Conta-me um conto; a Companhia da leitura de Gisela Canamero; O bicho dos livros de Andreia Brites e Sérgio Letria; o colectivo Contabandistas; a Associação Cultural Truta.

Outros agentes de promoção da leitura publicam online textos e informação diversa sobre livros, leituras,bibliotecas e promoçaõ da leitura.  Assim,  jornalista José Mário Silva edita um (re)conhecido blogue sobre leituras e promoção da leitura, O bibliotecário de Babel. O poeta José Fanha publica o blogue Queridas bibliotecas. O sítio Bibliotecas, livros, leitura, literacia, de Maria do Sameiro Pedro, professora da Escola Superior de Educação de Beja, inclui uma página com ligações a blogues nacionais e estrangeiros. O grupo de Pós-Graduação em Estudos da Criança - Especialização de Análise Textual e Literatura Infantil da Universidade do Minho edita o blogue Mediadores, livros e leitores.

Mais informação nos tópicos Livros para os mais novos dos Sítios úteis da DGLB e Recursos educativos do item Sítios úteis do portal RCBP.